SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.52MULTICULTURALIDAD Y EDUCACIÓN ARTÍSTICA EN EL CURRÍCULUM DE EDUCACIÓN INFANTIL¿QUIÉN LE TEME AL PROFESOR? DISCURSO DE ODIO DIRIGIDO A DOCENTES EN EL ESPACIO VIRTUAL índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Cadernos de Pesquisa

versión impresa ISSN 0100-1574versión On-line ISSN 1980-5314

Resumen

SANTOS, Maria Helena; CRUZ, Eduardo Ferreira  y  MARQUES, António Manuel. GÊNERO E PRÉ-ESCOLA: EXPERIÊNCIAS E ESTRATÉGIAS DE HOMENS EDUCADORES DE INFÂNCIA. Cad. Pesqui. [online]. 2022, vol.52, e08974.  Epub 08-Ago-2022. ISSN 1980-5314.  https://doi.org/10.1590/198053148974.

Este estudo analisou as dinâmicas de gênero no contexto da educação de infância, em Portugal. Procurámos observar se os homens educadores de infância vivenciam as consequências negativas associadas aos tokens e a possível emergência de fenômenos relacionados com a construção social da masculinidade. A análise temática dos conteúdos de 14 entrevistas individuais semiestruturadas com educadores/as de infância originou seis temas e evidenciou a especificidade da inserção profissional dos homens. As vivências e as estratégias descritas pelos entrevistados e percecionadas pelas entrevistadas evidenciam os efeitos da construção social da masculinidade e confirmam parte dos efeitos do seu estatuto de tokens, ainda que de modo distinto ao revelado pelos estudos centrados nas mulheres nessa situação.

Palabras clave : EDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLAR; RELAÇÕES DE GÊNERO; HOMEM; MASCULINIDADE.

        · resumen en Español | Francés | Inglés     · texto en Portugués | Inglés     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )