SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.52MULTICULTURALIDADE E EDUCAÇÃO ARTÍSTICA NO CURRÍCULO DA EDUCAÇÃO INFANTILQUEM TEM MEDO DO PROFESSOR? O DISCURSO DE ÓDIO ENDEREÇADO A PROFESSORES NO ESPAÇO VIRTUAL índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Cadernos de Pesquisa

versão impressa ISSN 0100-1574versão On-line ISSN 1980-5314

Resumo

SANTOS, Maria Helena; CRUZ, Eduardo Ferreira  e  MARQUES, António Manuel. GÊNERO E PRÉ-ESCOLA: EXPERIÊNCIAS E ESTRATÉGIAS DE HOMENS EDUCADORES DE INFÂNCIA. Cad. Pesqui. [online]. 2022, vol.52, e08974.  Epub 08-Ago-2022. ISSN 1980-5314.  https://doi.org/10.1590/198053148974.

Este estudo analisou as dinâmicas de gênero no contexto da educação de infância, em Portugal. Procurámos observar se os homens educadores de infância vivenciam as consequências negativas associadas aos tokens e a possível emergência de fenômenos relacionados com a construção social da masculinidade. A análise temática dos conteúdos de 14 entrevistas individuais semiestruturadas com educadores/as de infância originou seis temas e evidenciou a especificidade da inserção profissional dos homens. As vivências e as estratégias descritas pelos entrevistados e percecionadas pelas entrevistadas evidenciam os efeitos da construção social da masculinidade e confirmam parte dos efeitos do seu estatuto de tokens, ainda que de modo distinto ao revelado pelos estudos centrados nas mulheres nessa situação.

Palavras-chave : EDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLAR; RELAÇÕES DE GÊNERO; HOMEM; MASCULINIDADE.

        · resumo em Espanhol | Francês | Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )