SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.52¿QUIÉN LE TEME AL PROFESOR? DISCURSO DE ODIO DIRIGIDO A DOCENTES EN EL ESPACIO VIRTUALELECCIÓN DE SABERES PARA ENSEÑAR EN LA ESCUELA INDÍGENA: DOS CASOS GUARANÍES EN EL ESTADO DE SÃO PAULO, BRASIL índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Cadernos de Pesquisa

versión impresa ISSN 0100-1574versión On-line ISSN 1980-5314

Resumen

SILVA, Ana Milheiro da  y  SILVA, Sofia Marques da. ESCOLAS RESILIENTES: INDICADORES A PARTIR DE LITERATURA E DE PROJETOS DE ESCOLAS DE FRONTEIRA. Cad. Pesqui. [online]. 2022, vol.52, e08438.  Epub 08-Sep-2022. ISSN 1980-5314.  https://doi.org/10.1590/198053148438.

Este estudo pretende refinar o conceito de escolas resilientes. Baseia-se em uma análise documental e de conteúdo de 116 artigos e 38 projetos educativos de escolas situadas em regiões de fronteira portuguesas. A atenção dada a essas escolas permite realçar a importância de fatores contextuais, reforçando a pertinência de se pensarem os desafios das escolas periféricas em nível global. Os resultados da análise dos artigos indicaram a prevalência de uma abordagem individualista sobre resiliência. Os resultados dos projetos educativos das escolas das regiões fronteiriças destacaram especificidades locais, sugerindo a relevância de uma abordagem ecológica para conceptualizar escolas resilientes. Esse conceito contribui para uma compreensão situada de uma combinação de fatores que podem promover a melhoria da organização e da dinâmica das escolas, particularmente em contextos desafiantes.

Palabras clave : EDUCAÇÃO; QUALIDADE DA EDUCAÇÃO; MUDANÇA EM EDUCAÇÃO; RESILIÊNCIA.

        · resumen en Español | Francés | Inglés     · texto en Portugués | Inglés     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )