SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.52QUEM TEM MEDO DO PROFESSOR? O DISCURSO DE ÓDIO ENDEREÇADO A PROFESSORES NO ESPAÇO VIRTUALESCOLHA DE SABERES A ENSINAR NA ESCOLA INDÍGENA: DOIS CASOS GUARANI EM SÃO PAULO índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Cadernos de Pesquisa

versão impressa ISSN 0100-1574versão On-line ISSN 1980-5314

Resumo

SILVA, Ana Milheiro da  e  SILVA, Sofia Marques da. ESCOLAS RESILIENTES: INDICADORES A PARTIR DE LITERATURA E DE PROJETOS DE ESCOLAS DE FRONTEIRA. Cad. Pesqui. [online]. 2022, vol.52, e08438.  Epub 08-Set-2022. ISSN 1980-5314.  https://doi.org/10.1590/198053148438.

Este estudo pretende refinar o conceito de escolas resilientes. Baseia-se em uma análise documental e de conteúdo de 116 artigos e 38 projetos educativos de escolas situadas em regiões de fronteira portuguesas. A atenção dada a essas escolas permite realçar a importância de fatores contextuais, reforçando a pertinência de se pensarem os desafios das escolas periféricas em nível global. Os resultados da análise dos artigos indicaram a prevalência de uma abordagem individualista sobre resiliência. Os resultados dos projetos educativos das escolas das regiões fronteiriças destacaram especificidades locais, sugerindo a relevância de uma abordagem ecológica para conceptualizar escolas resilientes. Esse conceito contribui para uma compreensão situada de uma combinação de fatores que podem promover a melhoria da organização e da dinâmica das escolas, particularmente em contextos desafiantes.

Palavras-chave : EDUCAÇÃO; QUALIDADE DA EDUCAÇÃO; MUDANÇA EM EDUCAÇÃO; RESILIÊNCIA.

        · resumo em Espanhol | Francês | Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )