SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.52RESILIENT SCHOOLS: INDICATORS FROM LITERATURE AND BORDER SCHOOLS’ PROJECTSA HAPPY EARLY CHILHOOD TEACHER: THE IMAGINARY FOR EARLY CHILDHOOD EDUCATION STUDENTS author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Cadernos de Pesquisa

Print version ISSN 0100-1574On-line version ISSN 1980-5314

Abstract

GHANEM, Elie; SILVA, Fabio de Oliveira Nogueira da  and  PELLEGRINI, Diana de Paula. ESCOLHA DE SABERES A ENSINAR NA ESCOLA INDÍGENA: DOIS CASOS GUARANI EM SÃO PAULO. Cad. Pesqui. [online]. 2022, vol.52, e08644.  Epub Oct 04, 2022. ISSN 1980-5314.  https://doi.org/10.1590/198053148644.

Como se escolhem os saberes que circulam nas escolas indígenas? Essa pergunta serve a iluminar as formas de poder local e extralocal que definem os sentidos coletivos da educação em comunidades locais. A pesquisa apresentada neste artigo enfrenta esse problema. Fizemos observação direta de duas escolas em aldeias guarani de São Paulo e realizamos entrevistas e conversas informais com seus profissionais e lideranças. Os resultados são descrições da influência de condutas governamentais, concepções docentes e preferências comunitárias sobre a conformação do trabalho escolar, em que se destaca a atuação dos professores indígenas: estes pontualmente configuram práticas de autonomia que, na perspectiva de pequena escala da lógica de inovação educacional, superam um molde colonialista.

Keywords : ESCOLA INDÍGENA; GUARANI; INOVAÇÃO; CURRÍCULO.

        · abstract in English | Other | Spanish | French     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )