SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.52ESCUELAS RESILIENTES: INDICADORES DE LA LITERATURA Y DE PROYECTOS DE ESCUELAS DE FRONTERALA EDUCADORA FELIZ: IMAGINARIO EN ESTUDIANTES DE EDUCACIÓN PARVULARIA índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Cadernos de Pesquisa

versión impresa ISSN 0100-1574versión On-line ISSN 1980-5314

Resumen

GHANEM, Elie; SILVA, Fabio de Oliveira Nogueira da  y  PELLEGRINI, Diana de Paula. ESCOLHA DE SABERES A ENSINAR NA ESCOLA INDÍGENA: DOIS CASOS GUARANI EM SÃO PAULO. Cad. Pesqui. [online]. 2022, vol.52, e08644.  Epub 04-Oct-2022. ISSN 1980-5314.  https://doi.org/10.1590/198053148644.

Como se escolhem os saberes que circulam nas escolas indígenas? Essa pergunta serve a iluminar as formas de poder local e extralocal que definem os sentidos coletivos da educação em comunidades locais. A pesquisa apresentada neste artigo enfrenta esse problema. Fizemos observação direta de duas escolas em aldeias guarani de São Paulo e realizamos entrevistas e conversas informais com seus profissionais e lideranças. Os resultados são descrições da influência de condutas governamentais, concepções docentes e preferências comunitárias sobre a conformação do trabalho escolar, em que se destaca a atuação dos professores indígenas: estes pontualmente configuram práticas de autonomia que, na perspectiva de pequena escala da lógica de inovação educacional, superam um molde colonialista.

Palabras clave : ESCOLA INDÍGENA; GUARANI; INOVAÇÃO; CURRÍCULO.

        · resumen en Español | Otros | Francés | Inglés     · texto en Portugués | Inglés     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )