SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.52ESCOLAS RESILIENTES: INDICADORES A PARTIR DE LITERATURA E DE PROJETOS DE ESCOLAS DE FRONTEIRAA EDUCADORA FELIZ: O IMAGINÁRIO EM ALUNOS DO JARDIM DE INFÂNCIA índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Cadernos de Pesquisa

versão impressa ISSN 0100-1574versão On-line ISSN 1980-5314

Resumo

GHANEM, Elie; SILVA, Fabio de Oliveira Nogueira da  e  PELLEGRINI, Diana de Paula. ESCOLHA DE SABERES A ENSINAR NA ESCOLA INDÍGENA: DOIS CASOS GUARANI EM SÃO PAULO. Cad. Pesqui. [online]. 2022, vol.52, e08644.  Epub 04-Out-2022. ISSN 1980-5314.  https://doi.org/10.1590/198053148644.

Como se escolhem os saberes que circulam nas escolas indígenas? Essa pergunta serve a iluminar as formas de poder local e extralocal que definem os sentidos coletivos da educação em comunidades locais. A pesquisa apresentada neste artigo enfrenta esse problema. Fizemos observação direta de duas escolas em aldeias guarani de São Paulo e realizamos entrevistas e conversas informais com seus profissionais e lideranças. Os resultados são descrições da influência de condutas governamentais, concepções docentes e preferências comunitárias sobre a conformação do trabalho escolar, em que se destaca a atuação dos professores indígenas: estes pontualmente configuram práticas de autonomia que, na perspectiva de pequena escala da lógica de inovação educacional, superam um molde colonialista.

Palavras-chave : ESCOLA INDÍGENA; GUARANI; INOVAÇÃO; CURRÍCULO.

        · resumo em Outros | Espanhol | Francês | Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )