SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.52ESCOLHA DE SABERES A ENSINAR NA ESCOLA INDÍGENA: DOIS CASOS GUARANI EM SÃO PAULOEDUCAR PARA A DEMOCRACIA: A IMPORTâNCIA DA SOCIALIZAçãO LEGAL índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Cadernos de Pesquisa

versão impressa ISSN 0100-1574versão On-line ISSN 1980-5314

Resumo

MUNOZ-ZAMORA, Graciela; SILVA-PENA, Ilich; MARTINEZ-NUNEZ, María Delia  e  DOBBS-DIAZ, Emily. A EDUCADORA FELIZ: O IMAGINÁRIO EM ALUNOS DO JARDIM DE INFÂNCIA. Cad. Pesqui. [online]. 2022, vol.52, e09303.  Epub 22-Out-2022. ISSN 1980-5314.  https://doi.org/10.1590/198053149303.

O presente artigo discute o “Imaginário de felicidade” na construção de uma identidade profissional em alunos do jardim de infância. Entende-se que os imaginários sociais constituem esquemas de fluxos e interpretação da realidade socialmente legitimados. Sobre essa base foram analisadas quatorze narrativas de alunos da carreira de jardim de infância, que lidam com o imaginário de sua identidade profissional. Nessa análise o conceito de felicidade foi considerado uma ideia transversal a diferentes componentes da construção identitária.

Palavras-chave : FORMAÇÃO DE PROFESSORES; EDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLAR; IDENTIDADE.

        · resumo em Espanhol | Inglês | Francês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )