Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Cadernos de Pesquisa
versión impresa ISSN 0100-1574versión On-line ISSN 1980-5314
Resumen
SILVA NETO, Cláudio Marques da y CARVALHO, Marília Pinto de. INDISCIPLINA NA SALA DE AULA E SUAS NUANCES DE GÊNERO. Cad. Pesqui. [online]. 2022, vol.52, e09546. Epub 22-Nov-2022. ISSN 1980-5314. https://doi.org/10.1590/198053149546.
Este artigo apresenta parte dos resultados de um estudo etnográfico que analisa as interfaces de gênero na indisciplina de crianças na faixa etária de 11 e 12 anos. Observamos que, embora os comportamentos disruptivos sejam protagonizados mais frequentemente pelos meninos, as meninas também transgridem as regras do jogo pedagógico, mas o fazem de maneira mais discreta e de acordo com formas incorporadas da estrutura da ordem escolar. Os resultados indicam que as noções de gênero e as formas de masculinidade e feminilidade orientam o comportamento de meninos e meninas, bem como interferem na percepção e, consequentemente, na maneira como os docentes lidam com a indisciplina na sala de aula, tendo como resultado a sustentação de divisões binárias de gênero.
Palabras clave : INDISCIPLINA ESCOLAR; RELAÇÕES DE GÊNERO; MASCULINIDADE; FEMINILIDADE.