SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.52EDUCAR PARA LA DEMOCRACIA: LA IMPORTANCIA DE SOCIALIZACIóN LEGALRADIOGRAFÍA DE LA INVESTIGACIÓN SOBRE EDUCACIÓN INCLUSIVA índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Cadernos de Pesquisa

versión impresa ISSN 0100-1574versión On-line ISSN 1980-5314

Resumen

SILVA NETO, Cláudio Marques da  y  CARVALHO, Marília Pinto de. INDISCIPLINA NA SALA DE AULA E SUAS NUANCES DE GÊNERO. Cad. Pesqui. [online]. 2022, vol.52, e09546.  Epub 22-Nov-2022. ISSN 1980-5314.  https://doi.org/10.1590/198053149546.

Este artigo apresenta parte dos resultados de um estudo etnográfico que analisa as interfaces de gênero na indisciplina de crianças na faixa etária de 11 e 12 anos. Observamos que, embora os comportamentos disruptivos sejam protagonizados mais frequentemente pelos meninos, as meninas também transgridem as regras do jogo pedagógico, mas o fazem de maneira mais discreta e de acordo com formas incorporadas da estrutura da ordem escolar. Os resultados indicam que as noções de gênero e as formas de masculinidade e feminilidade orientam o comportamento de meninos e meninas, bem como interferem na percepção e, consequentemente, na maneira como os docentes lidam com a indisciplina na sala de aula, tendo como resultado a sustentação de divisões binárias de gênero.

Palabras clave : INDISCIPLINA ESCOLAR; RELAÇÕES DE GÊNERO; MASCULINIDADE; FEMINILIDADE.

        · resumen en Español | Inglés | Francés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )