SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.52RADIOGRAFÍA DE LA INVESTIGACIÓN SOBRE EDUCACIÓN INCLUSIVAALFABETIZACIÓN CIENTÍFICA EN LAS CIENCIAS HUMANAS: HACIA UN DIÁLOGO índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Cadernos de Pesquisa

versión impresa ISSN 0100-1574versión On-line ISSN 1980-5314

Resumen

SAIZ-LINARES, Ángela  y  CEBALLOS-LOPEZ, Noelia. UM OLHAR SOBRE AS GEOGRAFIAS DA INFÂNCIA, ANALISANDO OS PARQUES INFANTIS DA ESCOLA. Cad. Pesqui. [online]. 2022, vol.52, e09886.  Epub 15-Mar-2023. ISSN 1980-5314.  https://doi.org/10.1590/198053149886.

Este trabalho analisa a experiência de alunos de diferentes escolas da Cantábria (Espanha) em espaços escolares ao ar livre, através das análises de professores estagiários sobre como utilizam e interpretam esses espaços, bem como sobre a forma como estes os devolvem à infância. Metodologicamente, enquadra-se no âmbito da pesquisa qualitativa, com a observação de 47 centros e professores em treinamento da Universidade de Cantábria, e de estratégias inovadoras como a elaboração de mapas. Constatamos que os espaços analisados foram projetados com pouco foco nas características e necessidades das crianças, com elementos e ambientes não estimulantes e estereotipados, e com pouca conexão com a natureza. Concluímos que as crianças devem ser consideradas como informantes competentes para falar sobre suas próprias brincadeiras.

Palabras clave : ESPAÇO GEOEDUCACIONAL; PARQUE INFANTIL; BRINCADEIRA.

        · resumen en Español | Inglés | Francés     · texto en Español     · Español ( pdf )