SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.52RADIOGRAFIA DA PESQUISA SOBRE EDUCAÇÃO INCLUSIVAALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA NAS CIÊNCIAS HUMANAS: O INÍCIO DE UM DIÁLOGO índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Cadernos de Pesquisa

versão impressa ISSN 0100-1574versão On-line ISSN 1980-5314

Resumo

SAIZ-LINARES, Ángela  e  CEBALLOS-LOPEZ, Noelia. UM OLHAR SOBRE AS GEOGRAFIAS DA INFÂNCIA, ANALISANDO OS PARQUES INFANTIS DA ESCOLA. Cad. Pesqui. [online]. 2022, vol.52, e09886.  Epub 15-Mar-2023. ISSN 1980-5314.  https://doi.org/10.1590/198053149886.

Este trabalho analisa a experiência de alunos de diferentes escolas da Cantábria (Espanha) em espaços escolares ao ar livre, através das análises de professores estagiários sobre como utilizam e interpretam esses espaços, bem como sobre a forma como estes os devolvem à infância. Metodologicamente, enquadra-se no âmbito da pesquisa qualitativa, com a observação de 47 centros e professores em treinamento da Universidade de Cantábria, e de estratégias inovadoras como a elaboração de mapas. Constatamos que os espaços analisados foram projetados com pouco foco nas características e necessidades das crianças, com elementos e ambientes não estimulantes e estereotipados, e com pouca conexão com a natureza. Concluímos que as crianças devem ser consideradas como informantes competentes para falar sobre suas próprias brincadeiras.

Palavras-chave : ESPAÇO GEOEDUCACIONAL; PARQUE INFANTIL; BRINCADEIRA.

        · resumo em Espanhol | Inglês | Francês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )