SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.52UNA MIRADA A LAS GEOGRAFÍAS DE LA INFANCIA DESDE EL ANÁLISIS DE LOS PATIOS ESCOLARESEDUCACIÓN ESPECIAL EN PANDEMIA: ESTRATEGIAS Y DESAFÍOS EN LA ESCUELA PRIMARIA índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Cadernos de Pesquisa

versión impresa ISSN 0100-1574versión On-line ISSN 1980-5314

Resumen

FERREIRA, Eduardo Carvalho  y  MORAES, Jerusa Vilhena de. ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA NAS CIÊNCIAS HUMANAS: O INÍCIO DE UM DIÁLOGO. Cad. Pesqui. [online]. 2022, vol.52, e09212.  Epub 15-Mar-2023. ISSN 1980-5314.  https://doi.org/10.1590/198053149212.

Esta pesquisa propõe discutir e problematizar a aproximação entre a noção de alfabetização científica e o ensino escolar das ciências humanas. Enunciamos os resultados da análise de 32 artigos com o objetivo de extrair as suas principais contribuições, princípios, desafios e sugestões com potencial para fomentar esse diálogo. O método aplicado para a construção da análise foi uma heurística cujos resultados deram visibilidade a quatro aspectos gerais: a alfabetização científica como forma de qualificar o ensino escolar das humanidades, o fortalecimento de uma visão sobre a educação escolar baseada em valores científicos, a valorização das práticas como lugar da experiência formativa e a viabilidade de a alfabetização científica ser pensada como uma prática social.

Palabras clave : ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA; CIÊNCIAS HUMANAS; EDUCAÇÃO BÁSICA.

        · resumen en Español | Francés | Inglés     · texto en Portugués | Inglés     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )