SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.52UM OLHAR SOBRE AS GEOGRAFIAS DA INFÂNCIA, ANALISANDO OS PARQUES INFANTIS DA ESCOLAEDUCAÇÃO ESPECIAL NA PANDEMIA: ESTRATÉGIAS E DESAFIOS NO ENSINO FUNDAMENTAL índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Cadernos de Pesquisa

versão impressa ISSN 0100-1574versão On-line ISSN 1980-5314

Resumo

FERREIRA, Eduardo Carvalho  e  MORAES, Jerusa Vilhena de. ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA NAS CIÊNCIAS HUMANAS: O INÍCIO DE UM DIÁLOGO. Cad. Pesqui. [online]. 2022, vol.52, e09212.  Epub 15-Mar-2023. ISSN 1980-5314.  https://doi.org/10.1590/198053149212.

Esta pesquisa propõe discutir e problematizar a aproximação entre a noção de alfabetização científica e o ensino escolar das ciências humanas. Enunciamos os resultados da análise de 32 artigos com o objetivo de extrair as suas principais contribuições, princípios, desafios e sugestões com potencial para fomentar esse diálogo. O método aplicado para a construção da análise foi uma heurística cujos resultados deram visibilidade a quatro aspectos gerais: a alfabetização científica como forma de qualificar o ensino escolar das humanidades, o fortalecimento de uma visão sobre a educação escolar baseada em valores científicos, a valorização das práticas como lugar da experiência formativa e a viabilidade de a alfabetização científica ser pensada como uma prática social.

Palavras-chave : ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA; CIÊNCIAS HUMANAS; EDUCAÇÃO BÁSICA.

        · resumo em Espanhol | Francês | Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )