SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.52ALFABETIZACIÓN CIENTÍFICA EN LAS CIENCIAS HUMANAS: HACIA UN DIÁLOGOCOMPETIR O MORIR: LA ELECCIÓN ESCOLAR COMO TECNOLOGÍA BIOPOLÍTICA índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Cadernos de Pesquisa

versión impresa ISSN 0100-1574versión On-line ISSN 1980-5314

Resumen

PAGAIME, Adriana et al. EDUCAÇÃO ESPECIAL NA PANDEMIA: ESTRATÉGIAS E DESAFIOS NO ENSINO FUNDAMENTAL. Cad. Pesqui. [online]. 2022, vol.52, e09665.  Epub 15-Mar-2023. ISSN 1980-5314.  https://doi.org/10.1590/198053149665.

O objetivo desta pesquisa foi analisar estratégias e desafios identificados no início da pandemia de covid-19 para a escolarização do público-alvo da educação especial, com foco na percepção de docentes do ensino fundamental das redes públicas. Os dados foram gerados a partir das respostas de 937 docentes de todo o Brasil a um questionário on-line, divulgado em plataforma acessível e traduzido em Libras. Dentre os resultados, observou-se que, apesar do investimento no fomento de tecnologias digitais antes da pandemia, o ensino remoto foi, predominantemente, conduzido pelo uso de material impresso, sendo o trabalho com esse alunado a distância apontado como o maior desafio. Espera-se com este estudo contribuir para o mapeamento das implicações do ensino remoto para a educação especial.

Palabras clave : INCLUSÃO ESCOLAR; PANDEMIA; ACESSIBILIDADE.

        · resumen en Español | Francés | Inglés     · texto en Portugués | Inglés     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )