SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.52EDUCACIÓN ESPECIAL EN PANDEMIA: ESTRATEGIAS Y DESAFÍOS EN LA ESCUELA PRIMARIADIFFERENTIATED PEDAGOGY LA EDUCACIÓN ESCOLAR QUILOMBOLA EN DEBATE índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Cadernos de Pesquisa

versión impresa ISSN 0100-1574versión On-line ISSN 1980-5314

Resumen

FERNANDEZ GONZALEZ, Noelia. COMPETIR OU MORRER: A ESCOLHA DA ESCOLA COMO TECNOLOGIA BIOPOLÍTICA. Cad. Pesqui. [online]. 2022, vol.52, e09585.  Epub 15-Mar-2023. ISSN 1980-5314.  https://doi.org/10.1590/198053149585.

O objetivo deste artigo é mostrar como a lógica da concorrência entre instituições, introduzida mediante as políticas de escolha escolar, transforma-se em uma lógica de sobrevivência da perspectiva dos que frequentam os centros em situação mais comprometida, nas chamadas “instituições gueto”. Para mostrar esse fato, contamos com o apoio de um estudo qualitativo com entrevistas compreensivas de 16 docentes e diretores/as de instituições públicas de Madri. A partir da análise das entrevistas, sustentamos que a escolha escolar não é apenas uma tecnologia de governamentali- dade neoliberal, mas uma tecnologia de biopolítica educativa que “faz com que alguns vivam enquanto outros morrem”.

Palabras clave : ESCOLHA DA ESCOLA; NEOLIBERALISMO; SEGREGAÇÃO ESCOLAR.

        · resumen en Español | Inglés | Francés     · texto en Español     · Español ( pdf )