SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.52EDUCAÇÃO ESPECIAL NA PANDEMIA: ESTRATÉGIAS E DESAFIOS NO ENSINO FUNDAMENTALEDUCAÇÃO ESCOLAR QUILOMBOLA EM DEBATE índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Cadernos de Pesquisa

versão impressa ISSN 0100-1574versão On-line ISSN 1980-5314

Resumo

FERNANDEZ GONZALEZ, Noelia. COMPETIR OU MORRER: A ESCOLHA DA ESCOLA COMO TECNOLOGIA BIOPOLÍTICA. Cad. Pesqui. [online]. 2022, vol.52, e09585.  Epub 15-Mar-2023. ISSN 1980-5314.  https://doi.org/10.1590/198053149585.

O objetivo deste artigo é mostrar como a lógica da concorrência entre instituições, introduzida mediante as políticas de escolha escolar, transforma-se em uma lógica de sobrevivência da perspectiva dos que frequentam os centros em situação mais comprometida, nas chamadas “instituições gueto”. Para mostrar esse fato, contamos com o apoio de um estudo qualitativo com entrevistas compreensivas de 16 docentes e diretores/as de instituições públicas de Madri. A partir da análise das entrevistas, sustentamos que a escolha escolar não é apenas uma tecnologia de governamentali- dade neoliberal, mas uma tecnologia de biopolítica educativa que “faz com que alguns vivam enquanto outros morrem”.

Palavras-chave : ESCOLHA DA ESCOLA; NEOLIBERALISMO; SEGREGAÇÃO ESCOLAR.

        · resumo em Espanhol | Inglês | Francês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )