Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Cadernos de Pesquisa
versão impressa ISSN 0100-1574versão On-line ISSN 1980-5314
Resumo
FERNANDEZ GONZALEZ, Noelia. COMPETIR OU MORRER: A ESCOLHA DA ESCOLA COMO TECNOLOGIA BIOPOLÍTICA. Cad. Pesqui. [online]. 2022, vol.52, e09585. Epub 15-Mar-2023. ISSN 1980-5314. https://doi.org/10.1590/198053149585.
O objetivo deste artigo é mostrar como a lógica da concorrência entre instituições, introduzida mediante as políticas de escolha escolar, transforma-se em uma lógica de sobrevivência da perspectiva dos que frequentam os centros em situação mais comprometida, nas chamadas “instituições gueto”. Para mostrar esse fato, contamos com o apoio de um estudo qualitativo com entrevistas compreensivas de 16 docentes e diretores/as de instituições públicas de Madri. A partir da análise das entrevistas, sustentamos que a escolha escolar não é apenas uma tecnologia de governamentali- dade neoliberal, mas uma tecnologia de biopolítica educativa que “faz com que alguns vivam enquanto outros morrem”.
Palavras-chave : ESCOLHA DA ESCOLA; NEOLIBERALISMO; SEGREGAÇÃO ESCOLAR.