SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.52COMPETE OR DIE: THE CHOICE OF SCHOOL AS A BIOPOLITICAL TECHNOLOGYCAREER AND REMUNERATION OF THE PUBLIC TEACHERS OF RIO GRANDE DO SUL author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Cadernos de Pesquisa

Print version ISSN 0100-1574On-line version ISSN 1980-5314

Abstract

MOURA, Camila Batista Gama; SOARES, David Gonçalves  and  SOARES, Antonio Jorge Gonçalves. EDUCAÇÃO ESCOLAR QUILOMBOLA EM DEBATE. Cad. Pesqui. [online]. 2022, vol.52, e09773.  Epub Mar 27, 2023. ISSN 1980-5314.  https://doi.org/10.1590/198053149773.

Este artigo tem como objetivo mapear e analisar a produção acadêmica sobre educação escolar quilombola, no período de 2009 a 2019. A metodologia utilizada foi a revisão sistemática, acionando a centralidade do debate em três questões: educação diferenciada, identidade e desafios para implementação da educação escolar quilombola. Concluímos que a produção analisada ainda apresenta uma primeira onda de reivindicação da educação escolar quilombola como modalidade de educação. Torna-se necessária a iniciação de uma segunda onda que busque investigar e avaliar as experiências quilombolas escolares em diferentes contextos e regiões na tentativa de subsidiar a resolução de problemas concretos sobre os aspectos pedagógicos e de financiamento da educação escolar quilombola.

Keywords : EDUCAÇÃO DIFERENCIADA; EDUCAÇÃO ESCOLAR QUILOMBOLA; EDUCAÇÃO QUILOMBOLA; PEDAGOGIA DIFERENCIADA.

        · abstract in English | Spanish | French     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )