SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.52COMPETIR O MORIR: LA ELECCIÓN ESCOLAR COMO TECNOLOGÍA BIOPOLÍTICACARRERA Y REMUNERACIÓN DEL MAGISTERIO ESTATAL DE RIO GRANDE DO SUL índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Cadernos de Pesquisa

versión impresa ISSN 0100-1574versión On-line ISSN 1980-5314

Resumen

MOURA, Camila Batista Gama; SOARES, David Gonçalves  y  SOARES, Antonio Jorge Gonçalves. EDUCAÇÃO ESCOLAR QUILOMBOLA EM DEBATE. Cad. Pesqui. [online]. 2022, vol.52, e09773.  Epub 27-Mar-2023. ISSN 1980-5314.  https://doi.org/10.1590/198053149773.

Este artigo tem como objetivo mapear e analisar a produção acadêmica sobre educação escolar quilombola, no período de 2009 a 2019. A metodologia utilizada foi a revisão sistemática, acionando a centralidade do debate em três questões: educação diferenciada, identidade e desafios para implementação da educação escolar quilombola. Concluímos que a produção analisada ainda apresenta uma primeira onda de reivindicação da educação escolar quilombola como modalidade de educação. Torna-se necessária a iniciação de uma segunda onda que busque investigar e avaliar as experiências quilombolas escolares em diferentes contextos e regiões na tentativa de subsidiar a resolução de problemas concretos sobre os aspectos pedagógicos e de financiamento da educação escolar quilombola.

Palabras clave : EDUCAÇÃO DIFERENCIADA; EDUCAÇÃO ESCOLAR QUILOMBOLA; EDUCAÇÃO QUILOMBOLA; PEDAGOGIA DIFERENCIADA.

        · resumen en Español | Francés | Inglés     · texto en Portugués | Inglés     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )