SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.52COMPETIR OU MORRER: A ESCOLHA DA ESCOLA COMO TECNOLOGIA BIOPOLÍTICACARREIRA E REMUNERAÇÃO DO MAGISTÉRIO ESTADUAL DO RIO GRANDE DO SUL índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Cadernos de Pesquisa

versão impressa ISSN 0100-1574versão On-line ISSN 1980-5314

Resumo

MOURA, Camila Batista Gama; SOARES, David Gonçalves  e  SOARES, Antonio Jorge Gonçalves. EDUCAÇÃO ESCOLAR QUILOMBOLA EM DEBATE. Cad. Pesqui. [online]. 2022, vol.52, e09773.  Epub 27-Mar-2023. ISSN 1980-5314.  https://doi.org/10.1590/198053149773.

Este artigo tem como objetivo mapear e analisar a produção acadêmica sobre educação escolar quilombola, no período de 2009 a 2019. A metodologia utilizada foi a revisão sistemática, acionando a centralidade do debate em três questões: educação diferenciada, identidade e desafios para implementação da educação escolar quilombola. Concluímos que a produção analisada ainda apresenta uma primeira onda de reivindicação da educação escolar quilombola como modalidade de educação. Torna-se necessária a iniciação de uma segunda onda que busque investigar e avaliar as experiências quilombolas escolares em diferentes contextos e regiões na tentativa de subsidiar a resolução de problemas concretos sobre os aspectos pedagógicos e de financiamento da educação escolar quilombola.

Palavras-chave : EDUCAÇÃO DIFERENCIADA; EDUCAÇÃO ESCOLAR QUILOMBOLA; EDUCAÇÃO QUILOMBOLA; PEDAGOGIA DIFERENCIADA.

        · resumo em Espanhol | Francês | Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )