SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.52CARRERA Y REMUNERACIÓN DEL MAGISTERIO ESTATAL DE RIO GRANDE DO SUL índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Cadernos de Pesquisa

versión impresa ISSN 0100-1574versión On-line ISSN 1980-5314

Resumen

CRUZ, Giseli Barreto da; COSTA, Elana Cristiana dos Santos; PAIVA, Marilza Maia de Souza  y  ABREU, Teo Bueno de. INDUÇÃO DOCENTE EM REVISÃO: SENTIDOS CONCORRENTES E PRÁTICAS PREVALECENTES. Cad. Pesqui. [online]. 2022, vol.52, e09072.  Epub 08-Sep-2022. ISSN 1980-5314.  https://doi.org/10.1590/198053149072.

O artigo apresenta uma síntese integrativa de concepções, políticas e práticas de indução docente durante o período de inserção de professores na carreira, tendo por base uma revisão sistemática de literatura. Conduziu-se tal revisão na intenção de: analisar as tendências de indução docente inscritas na produção internacional da área; discutir as relações de correspondência, integração e indepen- dência entre mentoria e indução; compreender o lugar das políticas e programas de indução profissional docente no âmbito das pesquisas localizadas; e, finalmente, sistematizar a produção de conhecimentos sobre o tema com referências às teorizações e abordagens metodológicas prevalecentes.

Palabras clave : FORMAÇÃO DE PROFESSORES; INDUÇÃO DOCENTE; DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL; REVISÃO DE LITERATURA.

        · resumen en Español | Francés | Inglés     · texto en Portugués | Inglés     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )