SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.53CONTENIENDO AFECTOS: ANÁLISIS DISCURSIVO DE ORIENTACIONES EDUCATIVAS EN CHILE índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Cadernos de Pesquisa

versión impresa ISSN 0100-1574versión On-line ISSN 1980-5314

Resumen

CAMPOS, Luiz Augusto; SANTOS, Marcelo Augusto de Paiva dos; JURUA, Mayra  y  CANDIDO, Marcia Rangel. A AGENDA DE PESQUISA DA SOCIOLOGIA BRASILEIRA DO INÍCIO DO MILÊNIO. Cad. Pesqui. [online]. 2023, vol.53, e09904.  Epub 02-Nov-2023. ISSN 1980-5314.  https://doi.org/10.1590/198053149904.

Muitos trabalhos buscaram definir a agenda de pesquisa da sociologia brasileira, sua evolução temporal e demais dinâmicas internas e externas. Porém os métodos empregados na classificação temática da disciplina ainda são rudimentares. Para contornar isso, este artigo submeteu mais de 3 mil teses de doutorado, publicadas no início do milênio, a técnicas de processamento de texto, especialmente à Modelagem de Tópicos. Os resultados indicam que nossa “nova” sociologia é marcada pela perda de importância relativa de temas tradicionais, como os estudos sobre o trabalho, em prol de tópicos mais plurais, como violência e gênero. Ao que parece, essas transformações refletem diretrizes das agências de fomento e mudanças no debate público, o que coloca novos desafios no horizonte da disciplina.

Palabras clave : SOCIOLOGIA; PÓS-GRADUAÇÃO; ENSINO SUPERIOR; PESQUISA.

        · resumen en Español | Francés | Inglés     · texto en Portugués | Inglés     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )