SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.53CONTENIENDO AFECTOS: ANÁLISIS DISCURSIVO DE ORIENTACIONES EDUCATIVAS EN CHILEABSENTISMO DOCENTE: DESAFÍOS PARA LAS POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCATIVAS índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Cadernos de Pesquisa

versión impresa ISSN 0100-1574versión On-line ISSN 1980-5314

Resumen

EDWARDS JR., D. Brent; MOSCHETTI, Mauro  y  CARAVACA, Alejandro. ESTADO, POLÍTICA EDUCATIVA E PRIVATIZAÇÃO EM CONTEXTOS PÓS-COLONIAIS. Cad. Pesqui. [online]. 2023, vol.53, e09662.  Epub 13-Sep-2023. ISSN 1980-5314.  https://doi.org/10.1590/198053149662.

Este artigo oferece uma contribuição teórica sobre a necessidade de entender as origens e o funcionamento do Estado ao pesquisar as interseções entre globalização, privatização e educação em contextos pós-coloniais. Baseado no caso de Honduras, o artigo é resultado de um projeto maior, que incluiu a análise de informações coletadas em entrevistas em profundidade com atores-chave no campo da política educacional, da revisão de fontes históricas e da literatura teórica sobre políticas, educação global, economia política, teoria do sistema mundial e estudos pós-coloniais. Define-se o que chamamos de “ethos da privatização”, uma forma de privatização inerente ao Estado pós-colonial, referindo-se ao fato de que o lucro privado é a lógica que orienta o funcionamento do sistema.

Palabras clave : POLÍTICA EDUCACIONAL; PRIVATIZAÇÃO; COLONIALISMO; AMÉRICA LATINA.

        · resumen en Español | Inglés | Francés     · texto en Español     · Español ( pdf )