SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.53CONTENÇÃO DOS AFETOS: ANÁLISE DISCURSIVA DAS DIRETRIZES EDUCACIONAIS NO CHILEABSENTEÍSMO DOCENTE: DESAFIOS PARA AS POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Cadernos de Pesquisa

versão impressa ISSN 0100-1574versão On-line ISSN 1980-5314

Resumo

EDWARDS JR., D. Brent; MOSCHETTI, Mauro  e  CARAVACA, Alejandro. ESTADO, POLÍTICA EDUCATIVA E PRIVATIZAÇÃO EM CONTEXTOS PÓS-COLONIAIS. Cad. Pesqui. [online]. 2023, vol.53, e09662.  Epub 13-Set-2023. ISSN 1980-5314.  https://doi.org/10.1590/198053149662.

Este artigo oferece uma contribuição teórica sobre a necessidade de entender as origens e o funcionamento do Estado ao pesquisar as interseções entre globalização, privatização e educação em contextos pós-coloniais. Baseado no caso de Honduras, o artigo é resultado de um projeto maior, que incluiu a análise de informações coletadas em entrevistas em profundidade com atores-chave no campo da política educacional, da revisão de fontes históricas e da literatura teórica sobre políticas, educação global, economia política, teoria do sistema mundial e estudos pós-coloniais. Define-se o que chamamos de “ethos da privatização”, uma forma de privatização inerente ao Estado pós-colonial, referindo-se ao fato de que o lucro privado é a lógica que orienta o funcionamento do sistema.

Palavras-chave : POLÍTICA EDUCACIONAL; PRIVATIZAÇÃO; COLONIALISMO; AMÉRICA LATINA.

        · resumo em Espanhol | Inglês | Francês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )