SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.53ESTADO, POLÍTICA EDUCATIVA Y PRIVATIZACIÓN EN CONTEXTOS POSTCOLONIALESPERFIL RACIAL DOCENTE Y LA EDUCACIÓN PARA RELACIONES ÉTNICO-RACIALES índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Cadernos de Pesquisa

versión impresa ISSN 0100-1574versión On-line ISSN 1980-5314

Resumen

FERNANDES, Fabiana Silva et al. ABSENTEÍSMO DOCENTE: DESAFIOS PARA AS POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS. Cad. Pesqui. [online]. 2023, vol.53, e09880.  Epub 13-Oct-2023. ISSN 1980-5314.  https://doi.org/10.1590/198053149880.

O artigo descreve o fenômeno do absenteísmo entre os servidores municipais da cidade de São Paulo e busca compreender como os profissionais da educação entendem a falta docente e se organizam para enfrentar esse problema na escola. A partir de uma revisão bibliográfica, fez-se a análise estatística descritiva de variáveis relacionadas a ausências dos servidores e perfil dos profissionais pertencentes ao quadro do magistério, bem como a análise dos resultados coletados por meio de entrevistas em vinte unidades escolares. O estudo recomenda que sejam delineadas melhorias das condições de trabalho dos professores, buscando, em especial, diminuir o número excessivo de alunos por sala de aula, aumentar os níveis salariais a fim de prevenir o acúmulo de cargos e investir na carreira do magistério, tornando-a mais atraente.

Palabras clave : POLÍTICA EDUCACIONAL; GESTÃO EDUCACIONAL; ABSENTEÍSMO; CONDIÇÕES DO TRABALHO DOCENTE.

        · resumen en Español | Francés | Inglés     · texto en Portugués | Inglés     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )