SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.53TEACHER ABSENTEEISM: CHALLENGES TO PUBLIC EDUCATION POLICIESRESEARCH GROUPS IN MATHEMATICS EDUCATION AS AN OBJECT OF STUDY: A VIEW OF THE STATE OF ART author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Cadernos de Pesquisa

Print version ISSN 0100-1574On-line version ISSN 1980-5314

Abstract

LUZ, Fabiana Cristina da. PERFIL RACIAL DOCENTE E A EDUCAÇÃO PARA RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS. Cad. Pesqui. [online]. 2023, vol.53, e10032.  Epub Dec 12, 2023. ISSN 1980-5314.  https://doi.org/10.1590/1980531410032.

Este artigo busca compreender se a presença de profissionais negras/os influencia na abordagem racial presente no projeto político pedagógico e nos planos de ensino de quatro escolas do município de São Paulo, sendo as duas com maior percentual de professoras/es brancas/os e as duas com maior percentual de professoras/es negras/os. Assim, por meio dos dados analisados, foi possível constatar que: (i) de maneira geral os documentos pedagógicos ainda não reconhecem a importância estrutural da questão racial; (ii) a presença de docentes negras/os pouco impacta a incorporação da temática nos projetos políticos pedagógicos; e (iii) o ensino da história e cultura afro-brasileira e africana tem sido realizado por um grupo minoritário de docentes.

Keywords : RELAÇÕES RACIAIS; EDUCAÇÃO PARA A DIVERSIDADE; PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO; LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO NACIONAL.

        · abstract in English | Spanish | French     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )