SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.53ABSENTISMO DOCENTE: DESAFÍOS PARA LAS POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCATIVASLOS GRUPOS DE INVESTIGACIÓN EN EDUCACIÓN MATEMÁTICA COMO OBJETO DE ESTUDIO: UNA VISIÓN DEL ESTADO DEL ARTE índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Cadernos de Pesquisa

versión impresa ISSN 0100-1574versión On-line ISSN 1980-5314

Resumen

LUZ, Fabiana Cristina da. PERFIL RACIAL DOCENTE E A EDUCAÇÃO PARA RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS. Cad. Pesqui. [online]. 2023, vol.53, e10032.  Epub 12-Dic-2023. ISSN 1980-5314.  https://doi.org/10.1590/1980531410032.

Este artigo busca compreender se a presença de profissionais negras/os influencia na abordagem racial presente no projeto político pedagógico e nos planos de ensino de quatro escolas do município de São Paulo, sendo as duas com maior percentual de professoras/es brancas/os e as duas com maior percentual de professoras/es negras/os. Assim, por meio dos dados analisados, foi possível constatar que: (i) de maneira geral os documentos pedagógicos ainda não reconhecem a importância estrutural da questão racial; (ii) a presença de docentes negras/os pouco impacta a incorporação da temática nos projetos políticos pedagógicos; e (iii) o ensino da história e cultura afro-brasileira e africana tem sido realizado por um grupo minoritário de docentes.

Palabras clave : RELAÇÕES RACIAIS; EDUCAÇÃO PARA A DIVERSIDADE; PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO; LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO NACIONAL.

        · resumen en Español | Inglés | Francés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )