SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.53RESEARCH GROUPS IN MATHEMATICS EDUCATION AS AN OBJECT OF STUDY: A VIEW OF THE STATE OF ARTFACTORS ASSOCIATED WITH SCHOOL DROPOUT IN HIGHER EDUCATION: A LONGITUDINAL STUDY author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Cadernos de Pesquisa

Print version ISSN 0100-1574On-line version ISSN 1980-5314

Abstract

FREITAS, Marina Carvalho; ESTHER, Angelo Brigato  and  SANTOS, Joelma Cristina. DIVERSIDADE, ESTIGMATIZAÇÃO E PERTENCIMENTO NO CONTEXTO UNIVERSITÁRIO. Cad. Pesqui. [online]. 2023, vol.53, e09940.  Epub Sep 13, 2023. ISSN 1980-5314.  https://doi.org/10.1590/198053149940.

Esta pesquisa analisou o processo de estigmatização de estudantes vistos como outsiders na universidade pública e os modos como eles buscam reconhecimento e pertencimento nesse contexto. Para isso, raça, gênero e diversidade sexual foram considerados condições que, socialmente, ainda vulnerabilizam certos grupos. Por meio de entrevistas individuais e grupos focais, identificaram-se (re)construções identitárias resultantes da maior ou menor internalização de estigmas imputados, da forma como a pertença grupal se articula no meio acadêmico e do modo como a universidade se apresenta na trajetória dos estudantes. Considera-se que este estudo proporciona maior entendimento acerca do papel da instituição universitária para aqueles considerados outsiders e articula conceitos relevantes nesse campo.

Keywords : IDENTIDADE; DISCRIMINAÇÃO; UNIVERSIDADE.

        · abstract in English | Spanish | French     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )