SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.53LOS GRUPOS DE INVESTIGACIÓN EN EDUCACIÓN MATEMÁTICA COMO OBJETO DE ESTUDIO: UNA VISIÓN DEL ESTADO DEL ARTEFACTORES ASOCIADOS A LA DESERCIÓN EN LA EDUCACIÓN SUPERIOR: UN ESTUDIO LONGITUDINAL índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Cadernos de Pesquisa

versión impresa ISSN 0100-1574versión On-line ISSN 1980-5314

Resumen

FREITAS, Marina Carvalho; ESTHER, Angelo Brigato  y  SANTOS, Joelma Cristina. DIVERSIDADE, ESTIGMATIZAÇÃO E PERTENCIMENTO NO CONTEXTO UNIVERSITÁRIO. Cad. Pesqui. [online]. 2023, vol.53, e09940.  Epub 13-Sep-2023. ISSN 1980-5314.  https://doi.org/10.1590/198053149940.

Esta pesquisa analisou o processo de estigmatização de estudantes vistos como outsiders na universidade pública e os modos como eles buscam reconhecimento e pertencimento nesse contexto. Para isso, raça, gênero e diversidade sexual foram considerados condições que, socialmente, ainda vulnerabilizam certos grupos. Por meio de entrevistas individuais e grupos focais, identificaram-se (re)construções identitárias resultantes da maior ou menor internalização de estigmas imputados, da forma como a pertença grupal se articula no meio acadêmico e do modo como a universidade se apresenta na trajetória dos estudantes. Considera-se que este estudo proporciona maior entendimento acerca do papel da instituição universitária para aqueles considerados outsiders e articula conceitos relevantes nesse campo.

Palabras clave : IDENTIDADE; DISCRIMINAÇÃO; UNIVERSIDADE.

        · resumen en Español | Inglés | Francés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )