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Cadernos de Pesquisa

versão impressa ISSN 0100-1574versão On-line ISSN 1980-5314

Resumo

NIEROTKA, Rosileia Lucia; SALATA, Andre  e  KLITZKE MARTINS, Melina. FATORES ASSOCIADOS À EVASÃO NO ENSINO SUPERIOR: UM ESTUDO LONGITUDINAL. Cad. Pesqui. [online]. 2023, vol.53, e09961.  Epub 13-Set-2023. ISSN 1980-5314.  https://doi.org/10.1590/198053149961.

Este artigo investiga os fatores associados à evasão de curso superior a partir da experiência da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS). O estudo é de cunho quantitativo, realizado por meio dos dados de uma coorte de 1.391 estudantes ingressantes em 2013. A investigação estatística é conduzida a partir de análise de sobrevivência. Os principais resultados apontam que: a evasão de curso ocorre de forma mais acentuada no primeiro ano; notas mais altas antes e durante o curso, apoio social e o ingresso na primeira opção de curso reduzem as chances de evasão; e homens e negros evadem mais frequentemente. De modo mais amplo, as evidências sugerem que, mesmo em uma universidade federal menos seletiva, como a UFFS, o nível socioeconômico dos alunos não é um forte preditor da evasão de curso.

Palavras-chave : ENSINO SUPERIOR; EVASÃO ESCOLAR; CONDIÇÕES SOCIOECONÔMICAS; DESEMPENHO ACADÊMICO.

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