SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.53DISTANCE EDUCATION FOR RURAL COMMUNITIES: ACHIEVEMENTS AND CHALLENGES IN HIGHER EDUCATIONWOMEN MAKE UP THE MAJORITY OF THE PLAYERS, BUT THEY DON’T PROGRAM author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Cadernos de Pesquisa

Print version ISSN 0100-1574On-line version ISSN 1980-5314

Abstract

ARAUJO, Filipa Pereira  and  PALMEIRAO, Cristina. ERASMUS+: UM ESTUDO DA ROTA DAS PRÁTICAS DE INOVAÇÃO PEDAGÓGICA. Cad. Pesqui. [online]. 2023, vol.53, e09778.  Epub Nov 10, 2023. ISSN 1980-5314.  https://doi.org/10.1590/198053149778.

A investigação doutoral em curso apresenta como principal objetivo identificar/classificar a natureza das práticas pedagógicas utilizadas e competências desenvolvidas por via do European Action Scheme for the Mobility of Students (Erasmus+) no ensino secundário. Metodologicamente, recorremos ao método qualitativo, focado na pesquisa exploratório-descritiva, por análise de conteúdo, de um corpus de 12 artigos, com recurso ao software NVIVO11. As conclusões prelimi-nares revelam que esse programa tem vindo a construir trajetos e práticas de inovação pedagógicos sustentados em pedagogias e metodologias ativas, com particular enfoque nas aprendizagens essenciais e na educação intercultural. A máxima é aprender uns com os outros e, em conjunto, aprender a viver juntos e a tornarem-se cidadãos para o mundo.

Keywords : ERASMUS+; EDUCAÇÃO; INOVAÇÃO PEDAGÓGICA; COMPETÊNCIAS.

        · abstract in English | Spanish | French     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )