SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.53EDUCACIÓN A DISTANCIA EN COMUNIDADES RURALES: LOGROS Y RETOS EN EDUCACIÓN SUPERIORELLAS SON LA MAYORÍA DEL VOLUMEN DE JUGADORES, PERO NO PROGRAMAN índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Cadernos de Pesquisa

versión impresa ISSN 0100-1574versión On-line ISSN 1980-5314

Resumen

ARAUJO, Filipa Pereira  y  PALMEIRAO, Cristina. ERASMUS+: UM ESTUDO DA ROTA DAS PRÁTICAS DE INOVAÇÃO PEDAGÓGICA. Cad. Pesqui. [online]. 2023, vol.53, e09778.  Epub 10-Nov-2023. ISSN 1980-5314.  https://doi.org/10.1590/198053149778.

A investigação doutoral em curso apresenta como principal objetivo identificar/classificar a natureza das práticas pedagógicas utilizadas e competências desenvolvidas por via do European Action Scheme for the Mobility of Students (Erasmus+) no ensino secundário. Metodologicamente, recorremos ao método qualitativo, focado na pesquisa exploratório-descritiva, por análise de conteúdo, de um corpus de 12 artigos, com recurso ao software NVIVO11. As conclusões prelimi-nares revelam que esse programa tem vindo a construir trajetos e práticas de inovação pedagógicos sustentados em pedagogias e metodologias ativas, com particular enfoque nas aprendizagens essenciais e na educação intercultural. A máxima é aprender uns com os outros e, em conjunto, aprender a viver juntos e a tornarem-se cidadãos para o mundo.

Palabras clave : ERASMUS+; EDUCAÇÃO; INOVAÇÃO PEDAGÓGICA; COMPETÊNCIAS.

        · resumen en Español | Francés | Inglés     · texto en Portugués | Inglés     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )