SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.53DESIGUALDADES DE GÉNERO EN LAS OCUPACIONES JURÍDICASLA CONSTITUCIÓN DE LA ASISTENCIA ESTUDIANTIL COMO AMBITO CIENTÍFICO índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Cadernos de Pesquisa

versión impresa ISSN 0100-1574versión On-line ISSN 1980-5314

Resumen

OLIVEIRA, Daniele Aparecida de  y  CAVALARI, Mariana Feiteiro. BARREIRAS E SUPORTES NA CARREIRA ACADÊMICA EM MATEMÁTICA: UMA QUESTÃO DE GÊNERO?. Cad. Pesqui. [online]. 2023, vol.53, e10244.  Epub 12-Dic-2023. ISSN 1980-5314.  https://doi.org/10.1590/1980531410244.

Este trabalho objetivou identificar fatores que graduandos e pós-graduandos percebem como barreiras ou suportes na carreira acadêmica em matemática e analisar suas relações com o gênero dos estudantes. Para a coleta de dados foram utilizados questionários e entrevistas com acadêmicos de duas instituições brasileiras. Os dados foram analisados com base em âmbitos citados na literatura, a saber: interno/individual; social; parental/familiar; institucional/escolar; ambiental; e financeiro. Os estudantes citaram percepções de mais suportes que barreiras ao longo das trajetórias, e entende- -se que as barreiras podem afetar principalmente as estudantes. Foram identificadas inter-relações entre os âmbitos investigados e a forte influência de fatores sociais em todos eles.

Palabras clave : RELAÇÕES DE GÊNERO; ENSINO DE MATEMÁTICA; MULHERES.

        · resumen en Español | Inglés | Francés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )