SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.53DESIGUALDADES DE GÊNERO EM OCUPAÇÕES JURÍDICASA CONSTITUIÇÃO DA ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL COMO CAMPO CIENTÍFICO índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Cadernos de Pesquisa

versão impressa ISSN 0100-1574versão On-line ISSN 1980-5314

Resumo

OLIVEIRA, Daniele Aparecida de  e  CAVALARI, Mariana Feiteiro. BARREIRAS E SUPORTES NA CARREIRA ACADÊMICA EM MATEMÁTICA: UMA QUESTÃO DE GÊNERO?. Cad. Pesqui. [online]. 2023, vol.53, e10244.  Epub 12-Dez-2023. ISSN 1980-5314.  https://doi.org/10.1590/1980531410244.

Este trabalho objetivou identificar fatores que graduandos e pós-graduandos percebem como barreiras ou suportes na carreira acadêmica em matemática e analisar suas relações com o gênero dos estudantes. Para a coleta de dados foram utilizados questionários e entrevistas com acadêmicos de duas instituições brasileiras. Os dados foram analisados com base em âmbitos citados na literatura, a saber: interno/individual; social; parental/familiar; institucional/escolar; ambiental; e financeiro. Os estudantes citaram percepções de mais suportes que barreiras ao longo das trajetórias, e entende- -se que as barreiras podem afetar principalmente as estudantes. Foram identificadas inter-relações entre os âmbitos investigados e a forte influência de fatores sociais em todos eles.

Palavras-chave : RELAÇÕES DE GÊNERO; ENSINO DE MATEMÁTICA; MULHERES.

        · resumo em Inglês | Espanhol | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )