SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.53THE DEVELOPMENT OF STUDENT ASSISTANCE AS A SCIENTIFIC FIELDCREATIVE PRACTICES AND AFFECTIVE BONDS IN THE CLASSROOM: A NARRATIVE STUDY author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Cadernos de Pesquisa

Print version ISSN 0100-1574On-line version ISSN 1980-5314

Abstract

COTRADO, Bethzabe; BURGOS, María; BELTRAN-PELLICER, Pablo  and  CASTRO, Alfredo. ANÁLISE DIDÁTICA DE MATERIAIS CURRICULARES POR FUTUROS PROFESSORES. Cad. Pesqui. [online]. 2023, vol.53, e10031.  Epub June 07, 2023. ISSN 1980-5314.  https://doi.org/10.1590/1980531410031.

Descrevemos a concepção e implementação de uma experiência de treinamento com futuros professores de matemática peruanos, destinada a desenvolver a competência de analisar a adequação didática dos materiais curriculares sobre probabilidade. A partir de uma abordagem qualitativa e com o apoio das diretrizes da engenharia didática baseada na Abordagem Ontosemiótica, foram gerados e analisados os protocolos de respostas escritas de 38 participantes. Os resultados mostram limitações na avaliação dos indicadores de idoneidade e dificuldades na elaboração de um julgamento fundamentado de idoneidade. Conclui-se que existe a necessidade de promover uma prática reflexiva no uso de materiais curriculares e propostas de melhoria em todas as facetas da adequação didática de forma conjunta.

Keywords : COMPETÊNCIA PROFISSIONAL; MATERIAL DIDÁTICO; PROFESSOR; ENSINO MÉDIO.

        · abstract in English | Spanish | French     · text in English | Spanish     · English ( pdf ) | Spanish ( pdf )