SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.53A CONSTITUIÇÃO DA ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL COMO CAMPO CIENTÍFICOPRÁTICAS CRIATIVAS E LAÇOS AFETIVOS NA SALA DE AULA: UM ESTUDO NARRATIVO índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Cadernos de Pesquisa

versão impressa ISSN 0100-1574versão On-line ISSN 1980-5314

Resumo

COTRADO, Bethzabe; BURGOS, María; BELTRAN-PELLICER, Pablo  e  CASTRO, Alfredo. ANÁLISE DIDÁTICA DE MATERIAIS CURRICULARES POR FUTUROS PROFESSORES. Cad. Pesqui. [online]. 2023, vol.53, e10031.  Epub 07-Jun-2023. ISSN 1980-5314.  https://doi.org/10.1590/1980531410031.

Descrevemos a concepção e implementação de uma experiência de treinamento com futuros professores de matemática peruanos, destinada a desenvolver a competência de analisar a adequação didática dos materiais curriculares sobre probabilidade. A partir de uma abordagem qualitativa e com o apoio das diretrizes da engenharia didática baseada na Abordagem Ontosemiótica, foram gerados e analisados os protocolos de respostas escritas de 38 participantes. Os resultados mostram limitações na avaliação dos indicadores de idoneidade e dificuldades na elaboração de um julgamento fundamentado de idoneidade. Conclui-se que existe a necessidade de promover uma prática reflexiva no uso de materiais curriculares e propostas de melhoria em todas as facetas da adequação didática de forma conjunta.

Palavras-chave : COMPETÊNCIA PROFISSIONAL; MATERIAL DIDÁTICO; PROFESSOR; ENSINO MÉDIO.

        · resumo em Espanhol | Francês | Inglês     · texto em Espanhol | Inglês     · Inglês ( pdf ) | Espanhol ( pdf )