SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.53ANÁLISIS DIDÁCTICO DE MATERIALES CURRICULARES POR FUTUROS PROFESORESEDUCACIÓN INCLUSIVA: DIFERENCIAS ENTRE ACCESO, ACCESIBILIDAD E INCLUSIÓN índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Cadernos de Pesquisa

versión impresa ISSN 0100-1574versión On-line ISSN 1980-5314

Resumen

SANCHEZ SANCHEZ, María  y  PRADOS-MEGIAS, María-Esther. PRÁTICAS CRIATIVAS E LAÇOS AFETIVOS NA SALA DE AULA: UM ESTUDO NARRATIVO. Cad. Pesqui. [online]. 2023, vol.53, e10076.  Epub 07-Jun-2023. ISSN 1980-5314.  https://doi.org/10.1590/1980531410076.

As histórias de vida de duas professoras permitem estudar o tipo de práticas de ensino desenvolvidas durante a transição democrática na Espanha. A pesquisa narrativa biográfica, através da utilização de relatos biográficos, investiga a tomada de decisões e as práticas educativas que fizeram da sala de aula um espaço emancipatório. A análise apresenta o tipo de práticas criativas, base da ação educativa colaborativa e democrática. A criação de obras literárias e teatrais, juntamente com os estudantes, fomentou a autonomia, a confiança e o amor pela aprendizagem. Essas práticas inovadoras, para a época, podem ser consideradas hoje práticas disruptivas, que, aliadas à importância das relações afetivas e à revalorização dos espaços artísticos, constituem a base da ação pedagógica.

Palabras clave : PROFESSOR; HISTÓRIAS DE VIDA; BIOGRAFIA; CRIATIVIDADE.

        · resumen en Español | Francés | Inglés     · texto en Español | Inglés     · Español ( pdf ) | Inglés ( pdf )