SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.53PRÁCTICAS CREATIVAS Y VÍNCULOS AFECTIVOS EN EL AULA: UN ESTUDIO NARRATIVOCIUDADANÍA CON SENTIDO: APROPIACIÓN DE TIC PARA LA FORMACIÓN CIUDADANA índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Cadernos de Pesquisa

versión impresa ISSN 0100-1574versión On-line ISSN 1980-5314

Resumen

FREITAS, Marcos Cezar de. EDUCAÇÃO INCLUSIVA: DIFERENÇAS ENTRE ACESSO, ACESSIBILIDADE E INCLUSÃO. Cad. Pesqui. [online]. 2023, vol.53, e10084.  Epub 21-Jun-2023. ISSN 1980-5314.  https://doi.org/10.1590/1980531410084.

O objetivo deste artigo é diferenciar acesso, acessibilidade e inclusão, partindo do pressuposto de que tais categorias têm sido utilizadas como se fossem sinônimas na escolarização de pessoas com deficiência. A construção dessa sinonímia é analisada e criticada. Para demonstrar as diferenças epistemológicas, pedagógicas e políticas dessas categorias que são estruturantes da educação especial na perspectiva da educação inclusiva, metodologicamente foram recuperadas as propostas de design universal, analisando-as com a contribuição de autores brasileiros e estrangeiros. Nos diferentes modos de interpretar o uso do design, a especificidade da inclusão emerge como potência política. A conclusão é que, na singularidade da inclusão, reside a possibilidade de projetar a escola como ecossistema inclusivo.

Palabras clave : ACESSO; ACESSIBILIDADE; INCLUSÃO; DESIGN UNIVERSAL.

        · resumen en Español | Inglés | Francés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )