SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.53PRÁTICAS CRIATIVAS E LAÇOS AFETIVOS NA SALA DE AULA: UM ESTUDO NARRATIVOCIUDADANÍA CON SENTIDO: APROPRIAÇÃO DAS TIC PARA A EDUCAÇÃO PARA A CIDADANIA índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Cadernos de Pesquisa

versão impressa ISSN 0100-1574versão On-line ISSN 1980-5314

Resumo

FREITAS, Marcos Cezar de. EDUCAÇÃO INCLUSIVA: DIFERENÇAS ENTRE ACESSO, ACESSIBILIDADE E INCLUSÃO. Cad. Pesqui. [online]. 2023, vol.53, e10084.  Epub 21-Jun-2023. ISSN 1980-5314.  https://doi.org/10.1590/1980531410084.

O objetivo deste artigo é diferenciar acesso, acessibilidade e inclusão, partindo do pressuposto de que tais categorias têm sido utilizadas como se fossem sinônimas na escolarização de pessoas com deficiência. A construção dessa sinonímia é analisada e criticada. Para demonstrar as diferenças epistemológicas, pedagógicas e políticas dessas categorias que são estruturantes da educação especial na perspectiva da educação inclusiva, metodologicamente foram recuperadas as propostas de design universal, analisando-as com a contribuição de autores brasileiros e estrangeiros. Nos diferentes modos de interpretar o uso do design, a especificidade da inclusão emerge como potência política. A conclusão é que, na singularidade da inclusão, reside a possibilidade de projetar a escola como ecossistema inclusivo.

Palavras-chave : ACESSO; ACESSIBILIDADE; INCLUSÃO; DESIGN UNIVERSAL.

        · resumo em Inglês | Espanhol | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )