SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.53CIUDADANÍA CON SENTIDO: APROPIACIÓN DE TIC PARA LA FORMACIÓN CIUDADANAAYUDANDO A COMPRENDER TEXTOS ESCRITOS: ¿POR QUÉ COMENZAR EN LA EDUCACIÓN INFANTIL? índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Cadernos de Pesquisa

versión impresa ISSN 0100-1574versión On-line ISSN 1980-5314

Resumen

GOMES, Raimunda Kelly Silva  y  NOVAIS, Valéria Silva de Moraes. NOVAS TERRITORIALIDADES EM ALTERNÂNCIA NA ESCOLA FAMÍLIA AGROEXTRATIVISTA DO CARVÃO, NO AMAPÁ. Cad. Pesqui. [online]. 2023, vol.53, e10000.  Epub 05-Jul-2023. ISSN 1980-5314.  https://doi.org/10.1590/1980531410000.

Este artigo buscou compreender as percepções dos educadores sobre a práxis educativa em alternância na Escola Família Agroextrativista do Carvão (Efac), no estado do Amapá. A pesquisa é um estudo de caso, de abordagem qualitativa, e as técnicas de pesquisa foram: observação direta e cartografia socioeducativa dos saberes dos educadores pesquisados. Os resultados evidenciam o engajamento dos educadores no fortalecimento de sua atuação nos núcleos formativos que compõem as áreas da Efac, pautados na interdisciplinaridade e no tempo/vivência na escola-comunidade. A educação é construída com base em saberes socioeducativos construídos pela Efac, em que os princípios da alternância e modos de vida das populações tradicionais amazônicas integram o fazer educativo em seus territórios de atuação.

Palabras clave : ALTERNÂNCIA; CARTOGRAFIA SOCIOEDUCATIVA; PRÁTICA PEDAGÓGICA.

        · resumen en Español | Francés | Inglés     · texto en Portugués | Inglés     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )