SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.53CIUDADANÍA CON SENTIDO: APROPRIAÇÃO DAS TIC PARA A EDUCAÇÃO PARA A CIDADANIAAJUDANDO A COMPREENDER TEXTOS ESCRITOS: POR QUE COMEÇAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL? índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Cadernos de Pesquisa

versão impressa ISSN 0100-1574versão On-line ISSN 1980-5314

Resumo

GOMES, Raimunda Kelly Silva  e  NOVAIS, Valéria Silva de Moraes. NOVAS TERRITORIALIDADES EM ALTERNÂNCIA NA ESCOLA FAMÍLIA AGROEXTRATIVISTA DO CARVÃO, NO AMAPÁ. Cad. Pesqui. [online]. 2023, vol.53, e10000.  Epub 05-Jul-2023. ISSN 1980-5314.  https://doi.org/10.1590/1980531410000.

Este artigo buscou compreender as percepções dos educadores sobre a práxis educativa em alternância na Escola Família Agroextrativista do Carvão (Efac), no estado do Amapá. A pesquisa é um estudo de caso, de abordagem qualitativa, e as técnicas de pesquisa foram: observação direta e cartografia socioeducativa dos saberes dos educadores pesquisados. Os resultados evidenciam o engajamento dos educadores no fortalecimento de sua atuação nos núcleos formativos que compõem as áreas da Efac, pautados na interdisciplinaridade e no tempo/vivência na escola-comunidade. A educação é construída com base em saberes socioeducativos construídos pela Efac, em que os princípios da alternância e modos de vida das populações tradicionais amazônicas integram o fazer educativo em seus territórios de atuação.

Palavras-chave : ALTERNÂNCIA; CARTOGRAFIA SOCIOEDUCATIVA; PRÁTICA PEDAGÓGICA.

        · resumo em Espanhol | Francês | Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )