SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.53NEW TERRITORIALITIES IN ALTERNATION OF EDUCATORS OF THE ESCOLA FAMÍLIA AGROEXTRATIVISTA DO CARVÃO IN AMAPÁAFFECTIVE-SEXUAL EDUCATION AS A CROSSROAD IN THE RELATIONSHIP WITH FAMILY AND SCHOOL author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Cadernos de Pesquisa

Print version ISSN 0100-1574On-line version ISSN 1980-5314

Abstract

BRANDAO, Ana Carolina Perrusi  and  SILVA, Alexsandro da. AJUDANDO A COMPREENDER TEXTOS ESCRITOS: POR QUE COMEÇAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL?. Cad. Pesqui. [online]. 2023, vol.53, e09455.  Epub Sep 13, 2023. ISSN 1980-5314.  https://doi.org/10.1590/198053149455.

O artigo discute o desenvolvimento da compreensão de textos com crianças que ainda não leem convencionalmente. Com essa intenção, conduzimos uma revisão de pesquisas na área de psicologia cognitiva, com destaque para aquelas envolvendo a leitura compartilhada de histórias com crianças entre 4 e 5 anos. Na análise desses estudos, discutimos as implicações dos seus resultados para a ação pedagógica, avaliando o potencial de certos procedimentos metodológicos adotados para desenvolver a compreensão das crianças. Por fim, refletimos sobre alternativas de exploração tanto de estratégias de leitura quanto do conteúdo do texto com vistas a orientar a formação de “ouvintes ativos”, que produzem sentidos com base em textos que escutam e que, mais adiante, poderão ler autonomamente.

Keywords : COMPREENSÃO; LEITURA; EDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLAR.

        · abstract in English | Spanish | French     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )