SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.53NOVAS TERRITORIALIDADES EM ALTERNÂNCIA NA ESCOLA FAMÍLIA AGROEXTRATIVISTA DO CARVÃO, NO AMAPÁA EDUCAÇÃO AFETIVO-SEXUAL COMO ENCRUZILHADA NA RELAÇÃO ENTRE FAMÍLIA E ESCOLA índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Cadernos de Pesquisa

versão impressa ISSN 0100-1574versão On-line ISSN 1980-5314

Resumo

BRANDAO, Ana Carolina Perrusi  e  SILVA, Alexsandro da. AJUDANDO A COMPREENDER TEXTOS ESCRITOS: POR QUE COMEÇAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL?. Cad. Pesqui. [online]. 2023, vol.53, e09455.  Epub 13-Set-2023. ISSN 1980-5314.  https://doi.org/10.1590/198053149455.

O artigo discute o desenvolvimento da compreensão de textos com crianças que ainda não leem convencionalmente. Com essa intenção, conduzimos uma revisão de pesquisas na área de psicologia cognitiva, com destaque para aquelas envolvendo a leitura compartilhada de histórias com crianças entre 4 e 5 anos. Na análise desses estudos, discutimos as implicações dos seus resultados para a ação pedagógica, avaliando o potencial de certos procedimentos metodológicos adotados para desenvolver a compreensão das crianças. Por fim, refletimos sobre alternativas de exploração tanto de estratégias de leitura quanto do conteúdo do texto com vistas a orientar a formação de “ouvintes ativos”, que produzem sentidos com base em textos que escutam e que, mais adiante, poderão ler autonomamente.

Palavras-chave : COMPREENSÃO; LEITURA; EDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLAR.

        · resumo em Espanhol | Francês | Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )