SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.53AYUDANDO A COMPRENDER TEXTOS ESCRITOS: ¿POR QUÉ COMENZAR EN LA EDUCACIÓN INFANTIL?INSTRUCCIÓN PÚBLICA DEL “SEXO FEMENINO” EN EL MARANHÃO: EN EL DIRETÓRIO DOS ÍNDIOS Y EL COMIENZO DEL SIGLO XIX índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Cadernos de Pesquisa

versión impresa ISSN 0100-1574versión On-line ISSN 1980-5314

Resumen

MANAS OLMO, Moisés; GONZALEZ ALBA, Blas  y  CORTES GONZALEZ, Pablo. A EDUCAÇÃO AFETIVO-SEXUAL COMO ENCRUZILHADA NA RELAÇÃO ENTRE FAMÍLIA E ESCOLA. Cad. Pesqui. [online]. 2023, vol.53, e10087.  Epub 13-Sep-2023. ISSN 1980-5314.  https://doi.org/10.1590/1980531410087.

Com o objetivo de conhecer a relação entre as famílias e a escola no que diz respeito à educação afetivo-sexual (EAS) e a partir de uma metodologia mista, desenvolvemos em uma primeira fase um inquérito a 55 pais e 43 professores do Mestrado em Formação de Professores em Ensino Médio e Infantil e posteriormente desenvolvemos dois grupos de discussão com 10 familiares e 12 professores. Os resultados mostram o que temos chamado de pontos de encontro e convergência em torno da necessidade de alunos que frequentam centros educativos, familiares e professores em formação para se capacitarem em EAS e divergências sobre a forma e quem deve realizá-la. Concluímos propondo algumas dimensões finais que devem ser consideradas e instando a uma maior investigação sobre essa temática ainda pouco estudada.

Palabras clave : COMPORTAMENTO AFETIVO; RELAÇÕES DE GÊNERO; EDUCAÇÃO FAMILIAR; CENTRO EDUCACIONAL.

        · resumen en Español | Francés | Inglés     · texto en Español | Inglés     · Español ( pdf ) | Inglés ( pdf )