SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.53AJUDANDO A COMPREENDER TEXTOS ESCRITOS: POR QUE COMEÇAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL?INSTRUÇÃO PÚBLICA DO “SEXO FEMININO” NO MARANHÃO: NO DIRETÓRIO DOS ÍNDIOS E INÍCIO DO SÉCULO XIX índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Cadernos de Pesquisa

versão impressa ISSN 0100-1574versão On-line ISSN 1980-5314

Resumo

MANAS OLMO, Moisés; GONZALEZ ALBA, Blas  e  CORTES GONZALEZ, Pablo. A EDUCAÇÃO AFETIVO-SEXUAL COMO ENCRUZILHADA NA RELAÇÃO ENTRE FAMÍLIA E ESCOLA. Cad. Pesqui. [online]. 2023, vol.53, e10087.  Epub 13-Set-2023. ISSN 1980-5314.  https://doi.org/10.1590/1980531410087.

Com o objetivo de conhecer a relação entre as famílias e a escola no que diz respeito à educação afetivo-sexual (EAS) e a partir de uma metodologia mista, desenvolvemos em uma primeira fase um inquérito a 55 pais e 43 professores do Mestrado em Formação de Professores em Ensino Médio e Infantil e posteriormente desenvolvemos dois grupos de discussão com 10 familiares e 12 professores. Os resultados mostram o que temos chamado de pontos de encontro e convergência em torno da necessidade de alunos que frequentam centros educativos, familiares e professores em formação para se capacitarem em EAS e divergências sobre a forma e quem deve realizá-la. Concluímos propondo algumas dimensões finais que devem ser consideradas e instando a uma maior investigação sobre essa temática ainda pouco estudada.

Palavras-chave : COMPORTAMENTO AFETIVO; RELAÇÕES DE GÊNERO; EDUCAÇÃO FAMILIAR; CENTRO EDUCACIONAL.

        · resumo em Espanhol | Francês | Inglês     · texto em Espanhol | Inglês     · Inglês ( pdf ) | Espanhol ( pdf )