SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.53INSTRUÇÃO PÚBLICA DO “SEXO FEMININO” NO MARANHÃO: NO DIRETÓRIO DOS ÍNDIOS E INÍCIO DO SÉCULO XIXO CURRÍCULO DA EDUCAÇÃO FÍSICA E A DISPERSÃO DE SEUS DISCURSOS PEDAGÓGICOS índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Cadernos de Pesquisa

versão impressa ISSN 0100-1574versão On-line ISSN 1980-5314

Resumo

MOYA-MATA, Irene; MOURA, Neide Cardoso de  e  LORO, Alexandre Paulo. MULHERES ATLETAS NOS MANUAIS DE EDUCAÇÃO FÍSICA BRASILEIROS. Cad. Pesqui. [online]. 2023, vol.53, e10029.  Epub 13-Set-2023. ISSN 1980-5314.  https://doi.org/10.1590/1980531410029.

Os atletas são ícones do esporte, pois são considerados modelos a serem imitados pela sociedade em geral, especificamente pelos alunos. O objetivo deste estudo foi verificar se as referências imagéticas de atletas profissionais representadas nos livros didáticos de educação física no ensino fundamental I e II no Brasil perpetuam modelos esportivos masculinos, ou tornam visíveis os modelos esportivos femininos. Utilizamos uma metodologia descritiva e comparativa por editoras, e, como técnica de pesquisa, a análise de conteúdo. Os resultados mostram o predomínio do modelo esportivo masculino nas imagens. Portanto é necessário que as editoras revisem esses materiais didáticos para aumentar a representatividade feminina e passar a oferecer modelos esportivos femininos aos discentes.

Palavras-chave : RELAÇÕES DE GÊNERO; EDUCAÇÃO FÍSICA; LIVROS DIDÁTICOS.

        · resumo em Espanhol | Francês | Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )