Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Cadernos de Pesquisa
versão impressa ISSN 0100-1574versão On-line ISSN 1980-5314
Resumo
MOYA-MATA, Irene; MOURA, Neide Cardoso de e LORO, Alexandre Paulo. MULHERES ATLETAS NOS MANUAIS DE EDUCAÇÃO FÍSICA BRASILEIROS. Cad. Pesqui. [online]. 2023, vol.53, e10029. Epub 13-Set-2023. ISSN 1980-5314. https://doi.org/10.1590/1980531410029.
Os atletas são ícones do esporte, pois são considerados modelos a serem imitados pela sociedade em geral, especificamente pelos alunos. O objetivo deste estudo foi verificar se as referências imagéticas de atletas profissionais representadas nos livros didáticos de educação física no ensino fundamental I e II no Brasil perpetuam modelos esportivos masculinos, ou tornam visíveis os modelos esportivos femininos. Utilizamos uma metodologia descritiva e comparativa por editoras, e, como técnica de pesquisa, a análise de conteúdo. Os resultados mostram o predomínio do modelo esportivo masculino nas imagens. Portanto é necessário que as editoras revisem esses materiais didáticos para aumentar a representatividade feminina e passar a oferecer modelos esportivos femininos aos discentes.
Palavras-chave : RELAÇÕES DE GÊNERO; EDUCAÇÃO FÍSICA; LIVROS DIDÁTICOS.