SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.53INFORMAL LEARNING IN ARGENTINA: CONTRIBUTIONS TO WORKERS’ EDUCATIONPORTUGUESE ADOLESCENTS’ ATTITUDES TOWARDS PEERS WITH DISABILITIES author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Cadernos de Pesquisa

Print version ISSN 0100-1574On-line version ISSN 1980-5314

Abstract

MENEZES, Vitor Matheus Oliveira de; BENTO, Fabiana da Silva  and  GARCIA, Beatriz Silva. A REPRODUÇÃO DAS DESIGUALDADES NO ACESSO ÀS ESTATÍSTICAS EDUCACIONAIS. Cad. Pesqui. [online]. 2023, vol.53, e10153.  Epub Oct 13, 2023. ISSN 1980-5314.  https://doi.org/10.1590/1980531410153.

Este artigo analisa quais fatores condicionam a disponibilidade dos dados educacionais. Com foco no ensino médio, o artigo demonstra que os municípios e as escolas que, em 2022, não tinham dados disponíveis para o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) apresentaram, em sua maioria, baixos indicadores médios de proficiência em 2019, ou também não tinham dados disponíveis em 2019. Por meio de uma regressão logística, o artigo demonstra que a probabilidade de um município ter alcançado a taxa mínima de participação para o Saeb, em 2022, foi maior entre aqueles com alta proficiência média em 2019, maior quantidade de matrículas e respostas mais efetivas à pandemia de covid-19. Os resultados indicam uma reprodução das desigualdades educacionais na disponibilidade dos dados.

Keywords : EDUCAÇÃO BÁSICA; INDICADORES EDUCACIONAIS; SAEB; DESIGUALDADES SOCIOEDUCACIONAIS.

        · abstract in English | Spanish | French     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )