SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.53PORTUGUESE ADOLESCENTS’ ATTITUDES TOWARDS PEERS WITH DISABILITIES“NOT A BOX!”: TRANSFORMATIONS OF THE SENSES ASSIGNED TO A CARDBOARD BOX author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Cadernos de Pesquisa

Print version ISSN 0100-1574On-line version ISSN 1980-5314

Abstract

MUNOZ, Álvaro Sebastián Koc. A REESTRUTURAÇÃO DA EDUCAÇÃO TÉCNICA NO PÓS-PERONISMO (1955-1959). Cad. Pesqui. [online]. 2023, vol.53, e10257.  Epub Nov 02, 2023. ISSN 1980-5314.  https://doi.org/10.1590/1980531410257.

O presente estudo tem por objetivo analisar a reestruturação da educação técnica no período imediatamente posterior à queda do governo presidido por Perón. Nesse sentido, apresentaremos a configuração da estrutura de ensino técnico proposta pelo peronismo - a Comisión Nacional de Aprendizaje y Orientación Profesional (CNAOP) - para analisar posteriormente as reformas propostas pelo pós-peronismo, tanto as esboçadas pela “Revolução Libertadora” (1955-1958) como as projetadas e concretizadas pelo governo constitucional de Frondizi (1958-1962). Essa tarefa será realizada em função da análise de um corpus documental constituído sobretudo pela documentação oficial e pela imprensa escrita do período.

Keywords : EDUCAÇÃO TÉCNICA; UNIVERSIDADE OPERÁRIA; REVOLUÇÃO LIBERTADORA; FRONDIZI.

        · abstract in English | Spanish | French     · text in Spanish     · Spanish ( pdf )