SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.53THE RESTRUCTURING OF TECHNICAL EDUCATION IN THE POST-PERONIST ERA (1955-1959)PEDAGOGICAL TECHNOLOGIES FOR GOVERNANCE OF THE SELF IN A CULTURALLY ORIENTED CURRICULUM author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Cadernos de Pesquisa

Print version ISSN 0100-1574On-line version ISSN 1980-5314

Abstract

GONCALVES, Jacqueline da Silva; SILVA, Elenice de Brito Teixeira  and  NEVES, Vanessa Ferraz de Almeida. “NÃO É UMA CAIXA!”: TRANSFORMAÇÕES DOS SENTIDOS ATRIBUÍDOS A UMA CAIXA DE PAPELÃO. Cad. Pesqui. [online]. 2023, vol.53, e09934.  Epub Nov 02, 2023. ISSN 1980-5314.  https://doi.org/10.1590/198053149934.

Este artigo tem como objetivo argumentar que a brincadeira é uma atividade de produção de subjetividades, significações, narrativas e, portanto, de consciência humana em condições histórica e culturalmente situadas. A partir da teoria histórico-cultural e da etnografia em educação, discutimos que a brincadeira é um ato de criação de possibilidades, tanto de participação no grupo social como de produção de sentidos para o que acontece na vida coletiva, por meio da análise de criação de sentidos para uma caixa de papelão no evento “Não é uma caixa!”. Concluímos que a brincadeira cria contradições entre os campos perceptivo, narrativo e imaginário, ampliando as possibilidades de ação, linguagem e relações sociais, o que impulsiona o desenvolvimento cultural das crianças.

Keywords : BRINCADEIRA; IMAGINAÇÃO; TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL; ETNOGRAFIA.

        · abstract in English | Spanish | French     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )