SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.53LA REESTRUCTURACIÓN DE LA EDUCACIÓN TÉCNICA EN EL POSPERONISMO (1955-1959)TECNOLOGÍAS PEDAGÓGICAS DEL GOBIERNO DEL YO EN UN PLAN DE ESTUDIOS CULTURALMENTE ORIENTADO índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Cadernos de Pesquisa

versión impresa ISSN 0100-1574versión On-line ISSN 1980-5314

Resumen

GONCALVES, Jacqueline da Silva; SILVA, Elenice de Brito Teixeira  y  NEVES, Vanessa Ferraz de Almeida. “NÃO É UMA CAIXA!”: TRANSFORMAÇÕES DOS SENTIDOS ATRIBUÍDOS A UMA CAIXA DE PAPELÃO. Cad. Pesqui. [online]. 2023, vol.53, e09934.  Epub 02-Nov-2023. ISSN 1980-5314.  https://doi.org/10.1590/198053149934.

Este artigo tem como objetivo argumentar que a brincadeira é uma atividade de produção de subjetividades, significações, narrativas e, portanto, de consciência humana em condições histórica e culturalmente situadas. A partir da teoria histórico-cultural e da etnografia em educação, discutimos que a brincadeira é um ato de criação de possibilidades, tanto de participação no grupo social como de produção de sentidos para o que acontece na vida coletiva, por meio da análise de criação de sentidos para uma caixa de papelão no evento “Não é uma caixa!”. Concluímos que a brincadeira cria contradições entre os campos perceptivo, narrativo e imaginário, ampliando as possibilidades de ação, linguagem e relações sociais, o que impulsiona o desenvolvimento cultural das crianças.

Palabras clave : BRINCADEIRA; IMAGINAÇÃO; TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL; ETNOGRAFIA.

        · resumen en Español | Francés | Inglés     · texto en Portugués | Inglés     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )